domingo, 22 de setembro de 2013

E agora, o que que eu faço? Academia 3, 5 ou 7 vezes por semana?

Academia: 3, 5 ou 7 vezes por semana? Ou será que se eu fizesse apenas as caminhadas receitadas pelos “médicos de plantão” resolveria meu problema? Talvez a hidroginástica fosse melhor, não é? Ou quem sabe umas aulas de jump, local, spinning? Algum esporte individual? Coletivo, quem sabe… Hum?
Ah! Como eu gostaria de ter uma receita prontinha pra entregar. Que não precisasse nem desembrulhar, que fosse só “colocar no microondas” e em trinta segundos estivesse no ponto! Mas o fato é que pra se ter um corpo ideal precisamos penar um pouco. Não gosto de dizer que é preciso sacrifício, mas pelo menos, disciplina precisamos. E muuuito!
Me desculpem aqueles que só comem peito de frango, ovo e batata doce, mas minha dieta não tem nada a ver com isso. E além do mais, preciso de uns quadradinhos de chocolate amargo de vez em quando! (Este é um ponto em que eu não posso dizer que eles estão certos nem que eu esteja errada, há pesquisas e mais pesquisas por aí…). Preciso trabalhar, estudar e ter vida social, não tenho como viver 24hs pensando no meu corpo, mas com certeza as escolhas diárias que eu faço na alimentação, sono, treino e lazer são para darem resultado, e isso exige disciplina.
Apesar de trabalhar em academia não gosto de radicalizar coisa alguma, do tipo: fazer treinos até a exaustão todos os dias da semana; dividir o corpo inteiro em pedaços, trabalhar só em cima dos músculos mais cobiçados e esquecer os outros. Não suporto a idéia de pessoas que nunca praticaram nenhum tipo de exercício querer começar “bombando”. Dica: é interessante procurar saber sobre periodização do treinamento para não cair em nenhuma ‘armadilha’…
Para entender um pouquinho de fisiologia, vamos pensar no corpo como uma construção: você precisa preparar seu corpo para ter um “fundamento” forte. Precisa ter boa base para depois construir sobre ela. Costumo dizer que o que ganhamos fácil perdemos mais rapidamente. Isso ocorre tanto para ganho de massa muscular, quanto para perda de peso, ou melhora na performance esportiva.
O pessoal sempre me pergunta: porque perco tanto se ficar uma semana sem vir treinar? Eu digo: você consegue ficar quanto tempo sem comer? Se você não comer, seu corpo irá produzir algumas respostas e adaptações que farão você sentir fome, se você ainda não comer, ele gera diminuição do gasto calórico, se você continuar sem se alimentar, ele modifica todos os sistemas de modo a preservar energia para suprir somente o necessário à manutenção da vida. Com o treino funciona da mesma forma. O corpo vai manter somente o que ele considera necessário. A boa notícia é: quanto melhor e maior o “fundamento” que você construiu, mais massa muscular o corpo vai preservar neste período, e/ou ter menor perda do consumo de oxigênio. Lembre-se da fábula da cigarra e da formiga: vale à pena trabalhar no verão para ‘descansar’ no inverno (entenda inverno como períodos de viagens, doenças ou outros compromissos que não te permitam treinar!).
Para concluir, o que pode ser melhor no seu caso? A resposta é sempre “depende”. Depende se você é iniciante, ou se já treina a um ano, 3 ou 10 anos… Depende se você tem tempo para se dedicar ao treino ou não. Depende do seu temperamento, características e preferências. Depende dos seus objetivos. Depende de seus recursos. Enfim, DE-PEN-DE! Mas posso salientar que, seja lá o que você for fazer, o treino de musculação é uma boa base para isso. Ele nos dá suporte para que não sejam sobrecarregadas nossas articulações, ajuda prevenir lesões, o trabalho de resistência muscular permite maior permanência em outras atividades, o trabalho de potência produz maior explosão e assim por diante…
Então pessoal, disciplina é a chave do negócio! Escolha uma atividade, tenha uma alimentação saudável, cuide de seu sono, respeite sua individualidade e seus limites e tenha paciência, que com certeza, os resultados aparecerão!

Entrevista com o Atleta Paulo Monnerat

Nome: Paulo Guilherme Bertolazi Monnerat
Data de nascimento: 19/11/1989
Altura:1.74
Peso atual:94
Peso em contest: 86
Medidas principais: 46 braço, 120 peitorais, 70 Coxa, 42 ante-braço.
Cidade atual: Londrina (PR)
HISTÓRICO: Campeão Class II e Overall no Campeonato Paranaense de Estreantes NABBA – 2012.

Douglas Guimarães: Olá Paulo, primeiramente agradeço a disponibilidade da entrevista, tive a oportunidade de estar no palco quando venceu o OVERALL do campeonato paranaense de estreantes e realmente foi merecido. Qual foi a sensação de vencer um OVERALL logo no seu primeiro campeonato?
Paulo Monnerat: Olha esperava pelo menos ficar entre os 5º colocados, jamais imaginei ser Campeão, muito menos OVERALL, tanto que quando ganhei Class II já fui pros bastidores me limpar, nem passou pela minha cabeça o OVERALL, tive que me pintar de novo, e graças a Deus veio uma vitória muito importante.

Douglas Guimarães: Você é atleta da UNIVERSAL NUTRITION, algo que realmente chama muito a atenção, ouvi dizer que você foidescoberto enquanto fazia supinos no THE CAGE, realmente foi dessa forma, como isso aconteceu? E como funciona o patrocínio da Universal?
Paulo Monnerat: Exato, fui para o Jopef em 2011, e me destaquei na Cage, na época fiz 30 reps com 90kg , fui umas 20x em um dia, fui chamado para participar da Rio Sport Show ( Expo Nutrition ) mais tudo pela minha conta, no rio contei como era minha vida, qual era meu objetivo, e resumindo , sai de la com a noticia que iria rolar um apoio. Sou muito bem recebido na UNIVERSAL TEAM, todos me respeitam, me dou bem com todos, é uma família, ninguém quer ser melhor que alguém. Todos ajudam um aos outros, principalmente o Isaac Alves, atleta também Universal.

Douglas Guimarães: Você teve a oportunidade de conhecer pessoalmente e treinar com atletas mundialmente consagrados como Evan Centopani e Frank Mcgrath. Como são essas lendas e o que aprendeu com eles?
Paulo Monnerat: Uma das coisas mais importantes pra mim, foi ter conhecido esses atletas, o Frank até raspou minha cabeça ‘risos’, aprendi muita coisa, sobre como se deve treinar, como pensar, como se motivar antes de um treino, o Evan é mais “MADURO” o Frank é uma criança , inteligente , porém extrovertido ao máximo e muito carismático!

Douglas Guimarães: No campeonato paranaense de estreantes quem estava lhe acompanhando no backstage era o campeão mundial Ricardo Magalhães, ele que lhe ajudou na preparação ou é apenas um amigo? Qual sua relação com ele e de que forma ele contribui para o seu título?
Paulo Monnerat: Meu Treinador é o Rafael Carvalho (PINDUCA) o “Ricardão” é uma amigão que também deu uns toques finais para o campeonato , o Pinduca competia na época do Waldemar , tantos que fundaram uma academia em londrina . O Pinduca acima de tudo treinava comigo, me empurrava , sempre no método heavy duty . Mais hoje como trabalho na Iron Gymnasium vejo o Ricardo todos os dias, trocamos informações sobre tudo! É um grande profissional também!

Douglas Guimarães: Quais suas pretensões para 2013 e para seu futuro neste esporte? E em relação a sua vida profissional?
Paulo Monnerat: Bem, eu não tenho pretensões, penso em um mundial pela NABBA não muito longe, se eu me classificar para o brasileiro vou dar meu máximo para ir para um mundial.

Douglas Guimarães: Você tem acesso à suplementação de extrema qualidade, dessa forma, quais suplementos são essenciais para complementar sua dieta? E já que falamos nela, qual a importância da dieta para você e quais conselhos daria aos que sonham com um desenvolvimento físico parecido com o seu?
Paulo Monnerat: Uso suplementos Básicos, são eles, Ultra Whey Pro, BCAA Stack, Chromiun, Daily Formula, Carbo Plus, Glutamina, RIBOSE, não uso pré treinos, como antes de treinar um uso um shake pré treino. Bem a dieta na minha opinião é a base do fisiculturismo , pois é como um carro , se não haver combustível , o carro não anda, assim é o nosso esporte . A Vida é feita de sonhos , quando ingressei na musculação era apenas para o “CONDICIONAMENTO” ‘risos’ , comecei com 56kg com 18 anos , hoje tenho 22 com 94kg , e muita gente duvidou que eu chegaria a ser pelo menos “FORTE”, então se tem alguém que possa impedir você de realizar um sonho , esse alguém é você mesmo .

Douglas Guimarães: A maioria dos amantes reais da musculação vieram de situações extremas, ou eram magros ou tinham excesso de peso, são poucos os que já tinham um físico geneticamente privilegiado, em quais destes você se encaixa e como era seu físico antes de iniciar no treinamento com pesos?
Paulo Monnerat: Como citei acima, comecei com 56kg 18 anos , vivia de porcarias e Lan House eu era pele e osso ‘risos’.

Douglas Guimarães: Se pudesse dar dicas de treinamento para auxiliar no desenvolvimento físico das pessoas, como execução, amplitude, técnicas e etc, quais seriam?
Paulo Monnerat: Ta ai uma coisa que vejo nas academias que frequentei, a pessoa não treina os músculos, treinam o ego, preferem colocar 100 kg em um supino reto e fazer 10% do movimento, ou o amigo fazer por ele do que colocar 70kg e descer a barra no peito fazendo o movimento completo, queira mais músculos não mais peso, já passei por isso, então posso passar esse conselho .

Douglas Guimarães: O fisiculturismo é um esporte de detalhes, sabemos de um pequeno erro dias antes da competição pode estragar o trabalho de um ano, dessa forma, como funciona a sua semana final pré-competição? Como trabalha com os macronutrientes, água, sódio e etc?
Paulo Monnerat: Pois é acreditem, zerei carbo 30 dias antes da competição, ou seja, parecia um frango, cheio de pele balançando, sem densidade, pois fiz um off muito “PESADO” que hoje não compensa . Nos últimos dias (3) comi cerca de 20kg de batata doce de 2 em 2h e goladas de água, evitei sódio durante 15 dias antes da competição, usei água destilada. Agora já tenho outra teoria para a próxima competição, não vou relevar pois não sei qual vai ser o resultado, mais estou ansioso.

Douglas Guimarães: Como divide sua rotina de treinamento durante a semana e quais exercícios são essenciais para você?
Paulo Monnerat: Treino todos os membros iguais, com a mesma “PEGADA” não dou mole, ou seja, tenho partes que desenvolvo facilmente, porém treino com a mesma intensidade.

Douglas Guimarães: Se pudesse prestar agradecimento a alguém, tanto pela sua vida quanto pela sua carreira de atleta, a quem seria e o que diria?
Paulo Monnerat: A minha mãe primeiramente, ao meu avô já falecido que sempre privilegiou uma boa estética, até por ele e minha mãe serem militares (Aeronáutica), minha mãe sempre me apoia e me ajuda, vê se eu estou simétrico ‘risos’, e até banca e faz os rangos às vezes!

Douglas Guimarães: Qual mensagem gostaria de deixar aos praticantes da musculação no Brasil e afora e a quem sonha em se tornar bodybuilder?
Paulo Monnerat: Primeiramente, não se iludam com milagres, não se deixem levar apenas por ERGOGENICOS, treine como se fosse o último dia de sua vida, busque algo que motive, que de força e não um frasco de Pré Treino. Seja ANIMAL, caso esteja com preguiça de uma cabeçada na parede e vá treinar! Se for seu sonho ser um fisiculturista, corra atrás! Seja o melhor! Quem pode impedir isso é só você mesmo!

Saia da Zona de Conforto!

Academia está na moda, verão está chegando, todos estão loucos atrás de um corpo bonito para passar o fim de ano na praia sem ter que passar vergonha.
Os ginásios e academias ficam lotados de frangos desesperados querendo ficar com corpos esculturais em poucos meses. Até aí, normal, este não é o foco deste tópico, pouco me importa o que as pessoas acreditam ou pelo menos querem acreditar.
Venho aqui pra lhes dar uma pitada de realidade, um belo corpo não se forma em 2, 3 ou 4 meses.. Totalmente pelo contrário 2, 3 ou 4 anos podem ser necessários para um corpo digno de admiração e satisfação.
Quero dizer que, chega esta época do ano e as pessoas começam a treinar feito desesperados, não faltam a um treino, compram um combo de suplementos importados e até começam uma dieta.
Agora o que quero passar para vocês é o seguinte: Não adianta entrar na zona de conforto dentro do ginásio, não adianta ir todos os dias pra academia se a última coisa que você faz ali é treinar. Faça uma reflexão intima, e conclua se você aplica as horas que passa no ginásio evoluindo ou jogando o tempo fora, poucos são os guerreiros e guerreiras que levam a sério um dia de treino.
Sugiro que comecem a entender que a parte mais importante do corpo é o cérebro e não o bíceps ou quadríceps. Este sim deve ser treinado, aprenda o que fazer, e aplique a risca, aí sim você poderá reclamar caso os resultados não venham. Saia da zona de conforto busque a dor, pois é ela que gerar a hipertrofia.

Musculação um desafio diário



A cada ano que passa, vejo mais e mais personalidades entrando e saindo na academia. Vejo malhadores de verão, de carnaval, vejo pessoas desesperadas pra conseguir em curto prazo resultados que simplesmente não vem a curto prazo! (e pra mim esta é a graça da musculação), vejo gente que treina realmente pesado, mas não tem resultados, porque fora da academia essa gente não deve se dedicar como deveria na dieta, no descanso, enfim…
O que vai separar você de ser um vencedor, um guerreiro de verdade daqueles que chamamos de ‘’meninos’’ é o tamanho da sua dedicação. Pare e reflita sinceramente consigo mesmo: ‘’ Quanto eu quero melhorar meu aspecto físico? Quanto eu quero ficar forte? Quanto eu quero emagrecer?’’
Você quer de verdade? Só depende de você. Aqui, tentamos ajudar e instruir da forma possível para você alcançar seus objetivos. Se você parou pra ler artigos nesse site, parabéns, isso já um grande passo para você se tornar um vencedor. A busca pelo conhecimento, pela informação é importantíssima para saber como melhor buscar seus sonhos, objetivos. Mas quem vai levantar o peso no treino, é você. Quem vai comer coisas que não gosta é você. Quem vai deixar de beber, de badalar no fim de semana, afim de realmente conseguir resultados… É VOCÊ.
Leve a sério a frase mais famosa no meio dos culturistas “NO PAIN, NO GAIN”. Pense que se fosse fácil, não teria graça! Por isso a maioria das pessoas estão fora de forma! Seja DIFERENTE! A sociedade é preconceituosa com gente que treina pesado, simplesmente porque a maioria é preguiçosa! É mais fácil criar estereótipos para alguém do que se esforçar pra conseguir o que este alguém conseguiu.
Você está dando o máximo de si em seus treinos? Pare de inventar desculpas. Seja invejado pelos preguiçosos! Isso é bom! Fique cercado por pessoas positivas, que te apoiam. Quando entrar no ginásio, esqueça o mundo! Se concentre 100% em cada repetição, lembre-se que se você quer conseguir ter o que nunca teve, deve fazer o que nunca fez!
Eu acordo 5:20 da manha para treinar todos os dias, porque trabalho e estudo de noite. Vejo vários guerreiros chegando à academia este horário, sinto-me na obrigação de dar o melhor de mim, pois existe alguém que dá o melhor de si, então é possível! Depende do tamanho da sua vontade. A dor passa, o orgulho é pra sempre. Quando você atingir o corpo que sempre quis, ou o desempenho que sempre sonhou é a hora de olhar pra trás e ver tudo o que passou para conseguir e se sentir imensamente orgulhoso de você por ter evoluído tanto, enquanto a maioria que te julgou está estagnada, te olhando com admiração e inveja ao mesmo tempo.
Musculação é um desafio diário. É a busca de ser melhor do que ontem a cada dia. Desafie a si mesmo! Rompa as barreiras da preguiça, do conforto, faça o que a maioria não tem disposição pra fazer

Que tal começar agora?

Nunca Desista! Por não desistir hoje estou com 70kg a menos e muito mais Feliz!!


Perdi 70Kg em dois anos, sendo os primeiros 50Kg em 10 meses. Não fiz cirurgia, não fiz mágica ou qualquer bruxaria, apenas entendi uma única coisa: eu sou do tamanho dos meus sonhos.
Eu era magro, praticava esportes e tinha uma vida saudável, mas por problemas pessoais acabei engordando gradualmente assim que sai do colégio e quando me dei conta estava na faculdade, trabalhando e carregando 145 Kg diariamente.
Comecei várias dietas, regimes e tudo o que existe, mas não dava certo; não porque as técnicas eram ruins, mas porque eu não estava pronto. Portanto, antes de mais nada, preste muita atenção: VOCÊ TEM QUE ESTAR PRONTO.
Emagrecer, como qualquer mudança na vida, vai abrir portas, fechar outras, esquecer alguns hábitos, criar outros, enfim, vai mudar sua vida e sua cabeça, principalmente. Esteja pronto a receber elogios e ao mesmo tempo ver pessoas te dizendo “Mas isso tu pode comer, só hoje não faz mal”, acredite, você tem que estar pronto não só pelo o que vai vir, mas estar ciente e deixar de camuflar um fato notório: você está gordo. Aceite esse fato, mas não se acomode com ele.
Entenda que você está gordo e ponto final, não adianta negar isso a si mesmo, pois você só estará adiando as coisas.
Ps.: não vou aprofundar muito para não tornar isso um texto chato, mas qualquer interesse em conversar, depois vou deixar meu contato.
Se sente pronto? Então comece!
Se você acha importante ir a uma nutricionista, vá a uma e siga o que ela diz. Eu já tinha ido a mais ou menos umas 30 e não gostava da ideia de receber uma receita padrão para uma pessoa normal. Ninguém é igual, então porque seguir a mesma receita do cara que entrou antes de mim no consultório?
Larguei o emprego, ficando só com a faculdade e na primeira segunda-feira me matriculei em uma academia de artes marciais. Não conseguia correr direito, vomitei, mas terminei o treino de Muay Thai, isso que interessava. Vi nos olhos do professor que, diferente das outras pessoas, ele acreditava em mim e sabia que se eu quisesse, ia emagrecer.
No almoço, uma coisa não muito recomendada: um bife e uma bacia de alface temperada e tomate. A mesma coisa na janta. Durante o dia várias refeições de hora em hora, ou até a cada 45 min. com uma fruta, um iogurte, um pedaço de queijo, mas sempre ingerindo algo.
Assim foi durante 5 dias por semana, depois por mais 5 dias, depois por um mês e foi indo.
Passados alguns meses comecei a fazer Muay Thai e Boxe 5 dias por semana, 1 hora de cada. Assim fecharam os primeiros 10 meses (de forma resumida), quando emagreci 50 Kg. Depois disso veio o trabalho e tive que adaptar horários, alimentação e tudo mais, mas quem quer, dá um jeito; e no ano seguinte foram mais 20 Kg, dessa vez fazendo Muay Thai e musculação, pra evitar flacidez.
Resumo da obra: em 2 anos são menos 70 Kg o que resultou em flacidez. Fiz a cirurgia de abdominoplastia pra retirar as sobras de pele. Vou, posteriormente, postar fotos, vídeos, relatos e o que mais eu tiver.
Não ligue para esse texto mal escrito e mal estruturado, o que quero dizer a todos é que NADA É IMPOSSÍVEL, basta você realmente querer. Não pense no tempo, pois automaticamente ele será seu aliado.
Fico à disposição pra te dizer o que eu comia, quais atividades físicas eu fazia, como fiz pra conciliar trabalho. Alimentação e exercício, enfim, qualquer informação desse tipo faço questão de repassar a quem realmente queira seguir em frente.
Antes de terminar, algumas coisas importantes:
- Se ocupe. Quanto mais coisas pra fazer, menos tempo pra ficar em casa, menos tempo de ócio, menos tempo pra ansiedade tomar conta e fazer você comer, como válvula de escape dos seus problemas.
- Feche os olhos e enfie o pé na porta! Ponha um objetivo e vá atrás, não dê tanta atenção ao tempo, à dor, à preguiça e o que for. Escute musicas que te motivem, veja filmes que te inspiram, faz o que for preciso, mas se motive e não pare!
- Faça o bem. Faça o bem que ele retorna pra você. Pode parecer bobagem, mas funciona mais que abdominais.
Esse texto é simples e direto, pra não se tornar cansativo, mas muita coisa aconteceu e acontece durante o emagrecimento. É uma experiência única, que além de tornar magro vai te dar um conhecimento único. Qualquer coisa, nos falamos.

Lembre-se: “NADA É IMPOSSÍVEL”.


O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Strip-set , a técnica mais hardcore para hipertrofia

Fala galera! Hoje temos um artigo rápido, com uma dica de treino pra você dar um choque nos músculos!
Neste tópico vamos aprender uma técnica de treino muito utilizada por fisiculturistas de alto nível que querem arrebentar todas as fibras e hipertrofiar pra valer! O Strip-set é uma técnica muito hardcore de treino (preferida de Franco Colombu), e pra você aplicá-la em seus treinamentos você tem que ter muita força de vontade e  disposição ao sofrimento.
Afinal, qual é a técnica tão adorada pelos culturistas?
Strip – set : Escolha um exercício  e coloque bastante peso, faça até a falha. Após falhar, sem descanso retire um pouco do peso e faça novamente quantas repetições aguentar até a falha. O processo se repete até não haverem mais pesos para se executar o exercício.
Exercicios mais comuns de se utilizar o Strip-set: Leg press, Supino reto, Puxadores para as costas, Roscas para Bíceps, entre outros.
Exemplo: Strip-set no Leg press : Coloque uma quantidade considerável de peso e faça de 8 a 10 repetições. Sem descanso peça para um parceiro de treino retirar um pouco de peso e faça até a falha. Repita o processo até acabar com os pesos do exercício. Prepare uma cadeira de rodas para voltar pra casa.
Experimente aplicar essa técnica em seus treinos pelo menos uma vez na semana e se surpreenda com os resultados!

Bons treinos e até o próximo Post!!


O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Minha vitória contra os meus 90Kg.. Me rendeu muito mais felicidade!

Olá amigos hoje vim postar foto de meu antes e depois, até hoje poucas pessoas sabiam disso, pois eu tinha relevado isso a poucas pessoas. Hoje já não tenho mais vergonha e vou mostrar a todos como já fui em época ruim da minha vida pois eu era gordinha, na verdade sempre fui magra, mas quando casei e fui morar longe de todos com meu marido numa cidadezinha que detestei chamada Macaé, fiquei tipo depressiva não tinha quase nada de bom naquela cidade, daí a única solução que eu via na minha frente era comer e ficar na frente do computador conversando com familiares e amigos, pois meu marido trabalhava às vezes até tarde e eu ficava sozinha em casa, e não tinha muito o que fazer, engordei horrores, cheguei a pesar 90 kg. Entrava nas lojas e não tinha roupa que desse em mim, tudo ficava muito feio, chorava muitas vezes por isso. Nossa foi horrível essa época, nem gosto de lembra muito, estou aqui quase chorando escrevendo e lembrando, mas quando estávamos quase pra voltar pro Niterói, acabei entrando nunca academia maravilhosa que encontrei por lá, daí comecei emagrece aos poucos e fui cada vez mais me apaixonando pelo exercício físico, quando estava mais adaptada recebi a noticia que tinha que volta pra cá, voltei quando ia entrar na academia que treino hoje Tio Sam, descobrir que estava grávida, putz fiquei feliz da vida, mas minha médica me proibiu de treinar dai fui engordando o normal de cada mês até os 7 meses de gravidez, a partir desse mês fui engordando bastante e não tinha vontade nem de sair de casa, tinha que ficar de repouso, tomar remédio pra segurar meu filho e o caramba, quando cheguei a 37/38 semanas comecei a perder liquido daí não teve jeito a não ser me internar pro Thiago nascer, meu filho nasceu roxinho coitadinho, mas graças a Deus ele está ai lindão hoje e cheio de saúde, daí quando Thiago estava com 2 meses comecei a caminhar todos os dias aqui no condomínio e fiz dieta, e fui emagrecendo cada vez mais, os outros me olhava caminhando empurrando Thiago no carrinho de bebê e devia pensar que mulher louca, mas eu estava feliz da vida que estava conseguindo emagrecer. Quando Thiago estava com 4 meses entrei na academia Tio Sam e fui melhorando cada dia mais, e me apaixonando cada dia que passava pelos meus treinos, e emagrecendo, procurei uma nutricionista e daí em um mês conseguir perder 10kg, e fui perdendo, perdendo e treinando firme e consegui chegar até onde estou hoje.

“Você é o que você deseja”


Obrigada meu Deus por me iluminar tanto, obrigado também ao meu marido que sempre esteve muito presente em minha vida, me apoiando sempre, obrigada meu amor!!


O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Dicas para não desistir de Treinar no Frio

treinar no frio

Você já deve ter passado por isso… Decidiu deixar o sedentarismo de lado e/ou resolveu que precisava emagrecer e se matriculou numa academia. Porém, principalmente no inverno, ou em dias chuvosos, ou em dias que você chega cansado do trabalho, ou então quando você está com um pouco de preguiça… a academia acaba ficando para depois. Resumindo… todos os dias têm uma desculpa para ficar em casa e não ir treinar no frio …
De acordo com pesquisas da IHRSA, (organização que reúne academias americanas) aproximadamente 50% daqueles que se propõe a treinar todos os dias não chegam a completar nem três meses de treino.
O organismo precisa de um tempo para se adaptar à nova rotina. E os três primeiros meses são os mais difíceis… A pessoa pode se sentir obrigada a treinar, mas com pouca motivação. Depois deste período, é comum que o próprio corpo sinta falta, tornando o exercício uma fonte de prazer.
Pensando nisso, elaborei dicas para você buscar motivações e não desistir do treino. Afinal, com o clima mais frio, o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido. Desta forma, quem pretende eliminar peso pode se beneficiar com as mudanças fisiológicas do corpo geradas pelo frio.
Primeiramente, pesquise e saibam quais são os benefícios que o exercício físico irá lhe trazer. Todo praticante colhe inúmeros benefícios para a sua saúde como um todo, abrangendo tanto o aspecto físico quanto os aspectos emocional e social. Sabendo disso, você passa a ampliar a sua visão sobre o exercício físico, compreendendo a sua importância perante a vida.
Se você já costuma sentir preguiça para acordar, no inverno irá piorar. Então, deixe as janelas sem cortinas para que a claridade invada levemente o local que você dorme e tire proveito dela como despertador natural, pois a produção de melatonina, um dos hormônios que regulam o sono, é ativada com a escuridão e interrompida com a luz. Programe também o celular ou o MP3 com aquela música animada que você adora escutar durante um sprint no treino de spinning, por exemplo. Rapidamente seu cérebro fará a associação da música com a aula, trazendo a sensação de bem-estar que você sente ao terminar o exercício. A música é um agente ergogênico, que regula o humor tanto antes quanto durante as atividades físicas.
Se mesmo assim você continuar morrendo de preguiça de acordar e trocar de roupa com o tempo gelado lá fora, mude o seu horário de treino. Aproveite a hora mais quente do dia: o período do almoço. Exercitar-se nesse horário dá uma recarregada em sua bateria e a parte da tarde será bem mais prazerosa e produtiva, espantando aquele soninho que geralmente dá depois do almoço.
Agora, se você prefere treinar à noite, não passe em casa depois do trabalho antes de encarar a malhação, não funciona! Haja força de vontade para sair de casa depois de um dia cansativo. Prepare a mochila na noite anterior, deixe no carro e vá direto de onde você estiver.
Estabeleça um objetivo e trace metas atingíveis e reais como, por exemplo, caminhar dois quilômetros, três vezes por semana nas primeiras duas semanas, aumentando 300 metros a cada semana em um período de 12 semanas. Quando o desafio é aumentado gradativamente, é mais fácil de praticar e cumprir do que decidir caminhar cinco quilômetros todos os dias até o fim do ano.
Escolha uma atividade que mais lhe agrade. Temos que praticar o exercício que mais nos dá prazer. Assim, teremos um estímulo pessoal e uma possibilidade de resultado muito mais abrangente.
Reserve um horário do dia para dedicar-se a essa atividade. O maior segredo para manter uma frequência de exercícios é torná-los um hábito, assim como escovar os dentes e tomar banho. Sua rotina de exercícios deve tornar-se tão entranhada para se tornar um ritual. 
Procure estímulos. Arranjar uma companhia para ir à academia, principalmente nas primeiras semanas, ajuda a manter o compromisso com a prática do exercício físico, além de tornar este tempo mais agradável.
É muito fácil desistir do treino quando você está sozinho, especialmente naquele dia em que bateu a preguiça ou amanheceu nublado. Você também pode fazer uma aposta com a sua companhia ou com um amigo que também faz exercícios e combinarem de pagar o cinema daquele que faltar menos às aulas.
Faça uma espécie de “diário de treino” em um caderno, em uma agenda ou até mesmo em um blog. Pode ser algo como: “Hoje caminhei dois quilômetros e me senti bem”. E valorize os progressos: “Caminhei 20 minutos e corri cinco minutos. Nossa como correr é legal!” O ato de registrar seu exercício faz com que você visualize sua evolução, o que é altamente motivador.
Compartilhe suas experiências. Converse sobre seu treino com pessoas do mesmo nível que você e com os mais experientes. Até as redes sociais como o Twitter e o Facebook podem ajudar nessa troca.
Varie os exercícios e programe um treino ao ar livre pelo menos uma vez por semana. Escolha um local agradável para a prática, como um parque ou uma praia. Lembre-se de iniciar o treino bem agasalhado e conforme o corpo esquenta o agasalho pode ser retirado. Mas após o treino, quando o corpo começar a esfriar, é preciso se agasalhar novamente para mantê-lo aquecido.
Faça um compromisso de ir todos os dias (mesmo que apenas 20 minutos) por um mês. Isto irá solidificar o hábito do exercício.
Hidrate-se mesmo no frio, é muito importante. Quem tem o hábito de esperar a sede chegar para tomar água, precisa rever esse conceito. Porque quando o corpo pede água quer dizer que o organismo já está precisando ser hidratado. A desidratação faz o rendimento cair durante os exercícios, prejudicando o resultado. Beba água antes, durante  e depois.
Agora, depois que você conseguiu cumprir suas metas e alcançar seu objetivo, dê uma recompensa a si mesmo! Por exemplo, negocie consigo mesma e estipule uma meta que pode ser semanal, quinzenal ou mensal.


A cada meta conquistada se dê um presente”.  Você merece!!!



O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.

Musculação pode emagrecer SIM!

Muitas pessoas preocupadas em emagrecer acreditam que a musculação atrapalha o processo de emagrecimento, pois embora haja uma perda da porcentagem de gordura, há também um aumento da massa magra (massa muscular), podendo não apresentar perda de peso na balança.
Saiba que emagrecer saudavelmente não significa necessariamente perder peso e sim aumentar a massa magra e diminuir a gordura, que é o que a musculação faz. Afinal, você prefere emagrecer e ficar com o corpo flácido e fraco ou emagrecer enrijecendo os músculos, ganhando assim um corpo mais bonito, forte, saudável e atraente?
Estudos asseguram e a prática comprova que a musculação acelera o metabolismo do seu praticante, favorecendo a queima de gorduras pelo organismo. Apesar de na musculação você não queimar gordura como fonte de energia, existe um processo chamado gliconeogênese, que é a utilização de gordura para repor as calorias perdidas durante o treino. Com o metabolismo acelerado, você continua queimando a gordura por muito tempo depois da atividade física.
Em relação ao gasto calórico, numa caminhada moderada de 1 hora você pode eliminar de 200 a 300 kcal. Já em 30 minutos intensos de musculação, pode-se gastar a mesma quantidade de kcal (dependendo de cada metabolismo).
Após o exercício aeróbio nosso organismo leva cerca de 1 hora para voltar ao normal, onde eliminamos entre 10 e 15 calorias. Quem faz musculação tem o metabolismo 12% mais acelerado no pós-treino e até 15 horas depois esta taxa continua 7% mais alta.
Vimos que a musculação aumenta a massa magra. Esta massa magra acelera o metabolismo de 17 a 25 vezes mais do que a massa de gordura. Assim sendo, quanto maior a massa muscular, mais acelerado será o seu metabolismo e o seu gasto calórico.
Para você ter uma ideia, 1 kg a mais de músculos (que não é muito fácil de conseguir) consome 15 kcal extras por dia. A longo prazo ( mais ou menos 10 meses) se você conseguir ganhar 2kg de músculos, poderá perder 8400 calorias. Você poderá eliminar de 2 kg a 3 kg de gordura em 12 semanas, fazendo musculação 3x por semana. É claro que a dieta alimentar também é necessária, tornando o resultado mais rápido.
Sem dúvida, o melhor que se tem a fazer é associar a dieta aos exercícios aeróbios, a musculação e aos alongamentos, num programa adequado as suas necessidades, biótipo e condicionamento físico, tornando indispensável uma avaliação e acompanhamento de profissionais preparados para lhe atender.
Comprovadamente a musculação é um excelente meio de reduzir o percentual de gordura, mas os benefícios não se resumem a isso apenas. O treinamento com pesos estimulará a síntese de proteínas musculares melhorando sua estética e as funções do aparelho locomotor. Além disso, os benefícios obtidos com o uso de exercícios resistidos serão mais duradouros devido à manutenção e até mesmo elevação do metabolismo de repouso, que parece ser relacionado com a massa muscular.
Enfim, tendo em vista os inúmeros benefícios proporcionados pelos exercícios com pesos é recomendável que se perca o medo da sala de musculação e descubra as maravilhas que lá o esperam.

O post publicado possui autorização expressa do autor, todo o conteúdo exposto é de responsabilidade do mesmo.